PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira)

No domingo, tomamos um café da manhã bem reforçado e fomos para a Caverna de Santana, a mais turística do parque. O seu trajeto é totalmente seguro, cômodo e de fácil acesso. É lindíssima, repleta de muita beleza, como estalactites e estalagmides gigantes.

No sábado, um dos atrativos foi a Caverna Água Suja, que de suja não tem nada. A sua água é tão cristalina que mesmo dentro da caverna, é possível ver o chão dos lagos internos. Sim, lagos! Há lagos dentro da caverna. Ela tem um ar de mais aventureira. Para mim, é a melhor caveira de todas.

Eu estava em companhia de mais três amigos: O Ricardo e Renato nunca haviam feito uma viagem ecoturística e, juntamente com o André, ficaram apaixonados pelo PETAR. Começamos o passeio na Trilha do Rio Betari, uma caminhada gostosa e fácil, de paisagens extremamente preservadas.

No final da Trilha, há duas cachoeiras imensas. Uma delas é Cachoeira do Betarizinho. Na foto ao lado, estou em sua segunda piscina natural. Por mais que fotos demonstrem a beleza, só estando pessoalmente para sentir essa sensação. Quem conhece, sabe do que estou falando.

O Ricardo e o André aproveitaram bastante as águas cristalinas da primeira piscina natural dessa Cachoeira. O chão parece ser repleto de rochas, mas na verdade essa coloração escura são folhas, o que nos dá um total conforto. Por isso, é possível saltar e se divertir à vontade.

Ao lado, está uma fotografia que mostra toda a Cachoeira das Andorinhas. A piscina natural dela é maior do que parece ser pela fotografia. Assim que chegamos lá, eu já fiquei super afim de pular na água. Assim que pulei, Ricardo, Renato e André vierem atrás. Eu me senti super bem estando lá. Todos que me conhecem sabem que eu sou apaixonado por cachoeiras.

A outra cachoeira do final da Trilha do Rio Betari é a Cachoeira das Andorinhas. Ela é localizada a 50 metros da Cachoeira do Betarizinho. Assim como a sua vizinha, ela é um espetáculo de beleza natural que fascina qualquer pessoa. Por motivos de segurança, Não é permitido entrar em sua piscina natural até debaixo de sua queda.

Fiz questão de tirar uma foto com vista para a queda da cachoeira. Dá a impressão de que a queda d'agua não é grande, mas quando chegamos até o limite permitido da sua piscina natural, vimos o quão imensa e emocionante é a sua queda d'agua.

Nesta foto, estávamos saindo da Caverna Água Suja depois de termos feito o seu trajeto interno. Como sempre, foi um passeio e tanto visitá-la novamente. É uma caverna tranquila. O trajeto é tranquilo, tanto que até crianças fazem o percurso. Também estávamos acompanhados pelo Guiné, nosso amigo monitor ambiental que conhece o PETAR como a palma da mão. Ele nos oferece total segurança e comodidade em todos os trajetos do parque. Então foi só diversão.

Nosso passeio de sábado terminou na Cachoeira do Couto. Apesar de não ser tão imensa como as Cachoeiras das Andorinhas e do Betarizinho, possui uma piscina natural linda e muito prazerosa. É possível estar diretamente debaixo de sua queda d'agua e receber uma massagem muito relaxante. As suas águas são bem geladas, pois vêm diretamente da Caverna do Couto.