PRAIA DOS ANTIGOS - PARATY/RJ

Na Praia do Sono, vimos um trilha que subia pela montanha do final da praia. Chegando em casa, fui pesquisar. Para a minha grande surpresa: Outra praia, também paradisíaca. Senti-me muito feliz e, ao mesmo tempo, nostálgico por não tê-la conhecido, já que estive à 20 minutos de distância dela.

Naquele momento, pensei: "Preciso voltar lá para conhecê-la." Dito e feito: Duas semanas depois, lá estava eu novamente, com aquela profunda vontade e prazer em explorar o que o destino, sem sucesso, tentou esconder. Uma praia como aquela, espetacular, preservada e intocada, jamais passaria despercebida aos meus olhos.



À partir da Praia do Sono, pegamos a citada trilha. É um pouco puxada, porém curta. Contando o tempo de paradas para relaxar, levamos 20 minutos para chegar até o cume da motanha.

Lá de cima, tivemos uma visão espetacular, magnífica, indescritível em palavras: A visão da Praia do Sono vista por outro ângulo, pelo outro lado da praia. À partir deste ponto, levamos mais dez minutos para percorrer uma descida suave e tranquila.

E agora vem o melhor momento de todos deste passeio, momento contagiante e o mais marcante, que me emociona só lembrar. O meu amigo, que estava a caminhar a alguns metros na minha frente, me grita pelo nome...Eu acelerei o passo e eis o que há no final da descida.

Havia um emaranhado de chão de areia, associado ao barulho do mar. Fui me aproximando. Como haviam alguns galhos pelo caminho, tive que afastá-los com as mãos para poder passar e.... Eis o oasis. Por um momento, fiquei sem palavras. A praia tão almejada estava ali, na frente dos meus olhos. Areia fina e limpíssima, águas extremamente azuis e convidativas a um bom mergulho. Muitas rochas gigantescas fortificam ainda mais o toque de beleza única.